quarta-feira, 2 de março de 2011

PROFISSÃO ARQUITETO

Estava pensando com que assunto iria reativar o meu blog, estava no meio das minhas pesquisas arquitetônicas e surgiu um fato curioso que me chamou a atenção: Abri neste link http://architecture-journal.blogspot.com/2008/05/arquitetura-de-software-no-brincadeira.html o post de Ricardo Ferreira em que ele comenta sobre falsos arquitetos.
Nesse momento decidi que o assunto do meu primeiro post do ano seria sobre o assunto, afinal ele pede muita ATENÇÃO. Já perceberam o tamanho do risco que uma pessoa corre contratando um charlatão? Cálculos errados, uma casa mal elaborada pode ocasionar vários problemas e riscos após sua construção. Outra coisa que é comum de aparecer são consultores de interiores. Vamos refletir um pouco...
O que será que sai mais em conta? Pagar barato, mas pagar, por um trabalho de uma pessoa que quando muito leu algumas revistas e que no fim você percebe que você mesmo poderia ter feito aquele trabalho ou pagar um pouco mais por um profissional que realmente sabe o que está fazendo e vai fazer não só um ajuste de móveis, mas fazer do interior da sua casa uma obra de arte que você vai poder admirar todos os dias ao acordar? Quem lê pode até pensar que é exagero chamar de obra de arte o nosso trabalho, mas se deram de conta que se ficar um trabalho feio a pessoa que vai habitar o local vai ter que aturar aquela imagem horrenda todos os dias? Eu também não pensava muito nisso até minha professora de Teoria da História da Arquitetura e Urbanismo comentar isso em aula.



Mas voltando ao assunto inicial...
Com a quantidade de revistas sobre decoração, arquitetura, construção e de programas fáceis de utilizar (que foram elaborados para ajudar os ESTUDANTES) muitas pessoas de má índole se aproveitam disso para aplicar golpes.
Por isso é sempre indispensável que antes de contratar uma pessoa é necessário averiguar se ela é realmente um profissional da área.
Outra coisa que é importante também é saber QUANDO e PORQUE se contrata um arquiteto. Isso também serve para abrir os olhos de quem está interessado em ingressar no curso. ATENÇÃO: ARQUITETO NÃO É ENGENHEIRO CIVIL E VICE-VERSA.
Então aí vão as definições do trabalho de cada profissional:
ARQUITETO: É o profissional responsável pelo projeto,supervisão e execução de obras de arquitetura. Embora esta seja sua principal atividade, o campo de atuação de um arquiteto envolve todas as áreas correlatas ao controle e desenho do espaço habitado, como o urbanismo, o paisagismo, e diversas formas de design. Também é importante: A profissão é regulamentada como sendo a de Arquiteto e Urbanista, não sendo reconhecida por parte do Conselho (e, em extensão, por parte do poder público) a formação separada das duas disciplinas.

ENGENHEIRO CIVIL: O engenheiro civil projeta e acompanha todas as etapas de uma construção e/ou reabilitação (reformas). Deve estudar as características dos materiais, do solo, incidência do vento, destino (ou ocupação) da construção. Com base nesses dados, desenvolve o projeto, dimensionando e especificando as estruturas, hidro-sanitárias e gás, bem como os materiais a serem utilizados. No gabinete de obra, chefia as equipes, supervisionando os prazos, os custos e o cumprimento das normas de segurança, saúde e meio ambiente. Cabe-lhe garantir a segurança da edificação, exigindo que os materiais empregados na obra estejam de acordo com as normas técnicas em vigor.
Então pessoal, espero que tenha ficado claro o papel de cada um no ramo da construção e que além de ser importantíssimo trabalhar apenas com profissionais VERDADEIROS, vamos dar uma forcinha para esse pessoal que fica de 5 à 7 anos estudando pra caramba. Nós estudantes merecemos isso após tanto esforço para nos formarmos! hehehe

Nenhum comentário:

Postar um comentário